Olá, meu povo! Vamos ler a placa acima? Dá para perceber algo estranho? Não? Leia-a novamente e responda: quem é "o mesmo" que poderia estar parado no andar? O que muitos não sabem é que houve o emprego inadequado da palavra. O motivo do erro é simples: não devemos usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. Corrigindo a placa, teremos o seguinte: "...verifique se ele se econtra..".
Observemos outro exemplo: "Conversamos com o jogador e o mesmo afirmou que não estava bem". Tem-se a impressão de que não há erro gramatical já que, para alguns, esse é um exemplo de norma culta da Língua. A questão é que muita gente, para evitar repetição, utiliza "o mesmo", "a mesma" uma vez que os pronomes "ele", "ela" devem ser usados com cautela.
Na verdade, o pronome "mesmo" é demostrativo e tem como função retomar uma oração ou dar ênfase a um termo substantivado. Assim, teremos: "Maria é uma pessoa muito carinhosa e espera que eu seja o mesmo (uma pessoa carinhosa)". Entederam?
Por fim, vire um chato. Corrija (mentalmente, se não quiser acumular inimigos) o que escuta e lê por aí. Traga para o seu cotidiano algumas lições e procure incorporar os conhecimentos de Língua Portuguesa ao seu dia a dia. Afinal, não é assim que se faz quando se aprende uma língua estrangeira?
Abraços a todos.
Geneide Ferreira.
Valeu Geneide! Eu nem reparava nisso, e achava que tava certo, mas ninguém como Geneide para nos ajudar! bjãozão =) post by Carlos Dicca
ResponderExcluirInteressante!!!
ResponderExcluirGostei da dica, eu usava o "mesmo" errado. ahahahahaha
Valeeeeu, Geneide.
vixe.
ResponderExcluirmuitas vezes usei(o mesmo) não tinha chegado a essa conclusão.
Vlw professora, um grande abraço.
Valeu, Tia! ;)
ResponderExcluirGostei do Blog.
Tá aprovadíssimo!!!
uhuuuuuuu!
:D
P.S.:
ResponderExcluirGostei da foto!
Tá gatíssima!
:)